segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Diga sim à endorfina

Parece mágica. De um estado de exaustão avançado somos tomados por uma sensação de bem-estar fantástica.

Sem seringas ou qualquer ingestão química. Para chegar a esse nível de satisfação física e espiritual basta... correr.

Liberada pelo cérebro, a endorfina é a primeira recompensa pelo nosso esforço, e quanto maior ele for, maior também será nosso prazer na corrida.

Mas para chegar até ela não é fácil. Nos primeiros dois quilômetros dos meus treinos de 10K, tenho que lutar contra a preguiça do meu corpo, que insiste em me lembrar da minha cama. “O que eu estou fazendo aqui a essa hora da manhã e não dormindo” é a única coisa que o meu cérebro produz.

Nos próximos três quilômetros vou administrando a busca pelo ritmo perfeito e a sede que vem em nosso encalço.

Quando o cansaço me alcança, lá pelo quilômetro sete, eis que ela aparece. Como o amor da sua vida que surge, deslumbrante, depois de horas esperando ela se arrumar; como aquele apetitoso prato servido pelo garçom que a dieta há tempos afastou da sua mesa; como o “sim” daquela garota do colégio que insistia em te dar o fora, a endorfina se apresenta e faz tudo valer a pena.

A partir daí, o seu corpo assume a velocidade de cruzeiro e você completa o treino ou a corrida cheio de disposição, com um sorriso no rosto e com a certeza de que poderia fazer mais.

Pois é, galera, endorfina não é droga. Pratique!

Let’s keep running!

Nenhum comentário: