sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Analogias entre trabalho e corrida

Você dá o melhor de si, nunca falta, chega no horário e sai quando todos os colegas já chegaram em casa. Promoção? Nenhuma, mas a quantidade de trabalho é de fazer inveja ao mais fanático dos workaholics.

Não quero denegrir nosso ganha-pão, afinal, graças a ele pagamos as inscrições nas corridas, mas o certo é que a correria do dia a dia profissional é diferente da do nosso esporte favorito.

Esqueça as salas apertadas, cheias de gente engravatada querendo cada um comer o fígado do outro. Na corrida, as reuniões são a céu aberto e em clima bastante amistoso.

Descontraídas e democráticas, as decisões são compartilhadas por todos os participantes. Nem existe aquele chefe mala pra gente falar mal depois.

Também não há trairagem e o pessoal respeita as limitações de cada um. Mais do que isso, o apoio e a camaradagem estão no pacote de benefícios.

Mas para se dar bem é preciso deixar a zona de conforto para trás. Temos que ralar pra caramba, muitas vezes acordando cedinho ou fazendo hora extra depois do expediente.

A diferença é que todo o esforço é recompensado. A satisfação é garantida e tamanha dedicação ainda faz bem à saúde.

Além disso, somos promovidos por meritocracia. Com muita força de vontade passamos dos 5K para os 10K. Mais alguns meses e já atingimos o nível de meia maratona. Para os mais ambiciosos, a partir dessa distância todos já podem almejar o cargo mais desejado do mundo da corrida: o de maratonista.

Claro que em meio a tanto suor, existe o happy hour após as desgastantes provas. Que tal uma rodada de Gatorade com uma porção de barrinhas de cereais?

Let’s keep running!

Nenhum comentário: